icone com duas setas para baixo Perguntas frequentes

Onde consulto as obras das bibliotecas da Fiocruz?

O Catálogo Mourisco reúne os acervos das bibliotecas que integram a Rede de Bibliotecas Fiocruz, permitindo acesso a todas as publicações disponibilizadas para consulta física e online, por meio de buscas simples e avançadas. Consulte o Catálogo Mourisco

Como faço para consultar as obras presencialmente?

Para realizar a consulta presencial é necessário fazer o agendamento na biblioteca onde a obra está armazenada. Busque essa informação nos registros bibliográficos do Catálogo Mourisco. Faça contato com o Fale Conosco

  

Posso fazer cópias na consulta presencial?

Cada biblioteca possui uma regra específica para cópias, mas geralmente as obras raras e antigas não podem passar pelo processo de reprografia. As ações mais indicadas são a fotografia do material ou a digitalização em um escâner apropriado, que minimize o impacto da digitalização, considerando a preservação dos exemplares. Contudo, nem todos os exemplares em papel possuem condição de manuseio. Nesses casos, o usuário será informado previamente.

Todas as obras estão digitalizadas?

Não. Estão digitalizadas somente obras selecionadas de acordo com os critérios estabelecidos por cada biblioteca e observando as leis e as políticas institucionais. 

 

Posso solicitar a digitalização de obras que não estão digitalizadas?

Sim. Esta solicitação pode ser feita, o que não significa uma obrigatoriedade de atendimento. Cada caso será observado de acordo com a demanda local, as leis e as políticas institucionais. 

Quando faltarem páginas ou partes de um arquivo digitalizado disponível na Biblioteca Digital Obras Raras e Especiais da Fiocruz, o que devo fazer?

Primeiro, observe o registro de cada obra, pois sendo uma falta de páginas ou partes presentes no material original, deve estar previsto e descrito no registro da obra. Não havendo nenhuma informação no registro, faça contato pelo Fale Conosco.

Posso enviar sugestões de obras para serem digitalizadas?

Sim. As sugestões de todos os nossos usuários são muito bem-vindas. Fale conosco e retornaremos o contato o mais breve possível.